Trombofilia na Reprodução Assistida
Em algum momento você já deve ter visto, ouvido falar e ou conhece alguém que fez ou faz uso das “picadinhas de amor” como são chamadas por mulheres que fazem o uso de Heparina na gestação. Mas porque elas fazem o uso de heparina e o que isso envolve a reprodução assistida?
Trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos), pode ser hereditária ou adquirida. A trombofilia hereditária tem causas genéticas, enquanto que a adquirida é uma consequência de outras condições clínicas.
Os coágulos podem diminuir o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos, o que é fundamental tanto para que o embrião se fixe no útero, quanto para o seu desenvolvimento. Desta forma a trombofilia estaria relacionada à dificuldade de implantação de embrião ou abortos de repetição.
Nos casos de pacientes com trombofilia, a utilização da heparina se começa após a implantação embrionária até 30 dias após o parto.