Qualidade do óvulo X Idade materna
No post anterior falei um pouco sobre a quantidade de óvulos em relação a idade materna, que com o passar dos anos a quantidade de óvulos vai diminuindo até chegada da menopausa. Mas o que isso tem haver com a qualidade dos óvulos? Tudo, pois a idade é o principal fator que influencia na qualidade dos óvulos femininos. Como o corpo feminino não cria novos óvulos, a quantidade de células presentes nos ovários diminui com o passar do tempo, além disso, é natural que os óvulos passem por um processo de desgaste e envelhecimento naturais, o que afeta a sua qualidade.
A qualidade dos óvulos está relacionada às suas características morfológicas e saúde cromossômica.
As alterações genéticas que podem estar presentes no óvulo podem ser de dois tipos: as incompatíveis com a vida, que resultam na falha de implantação ou quando permitem a implantação, evoluem para o aborto espontâneo, e as compatíveis com a vida, como por exemplo, a Síndrome de Down. O óvulo perfeito é aquele que possui as formas e quantidade cromossomas adequados para gerar um embrião saudável.
No tratamento de fertilização in vitro, a qualidade do óvulo é muito importante, pois podemos induzir a ovulação, mas a técnica não é capaz de melhorar a qualidade dos óvulos.
A idade é o principal fator, mas existem outros como, doenças e síndromes, características hereditárias e hábitos que podem afetar a qualidade dos óvulos, que falarei mais no próximo post.