Recomendações para proteção contra o Zika vírus
A principal forma de se evitar o Zika vírus é o combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti. Esse vetor tem uma multiplicação muito rápida e seus ovos permanecem viáveis por muitos meses em locais com água parada. A primeira medida que todos devem tomar é a eliminação dos criadouros desse mosquito.
Uma “faxina” rigorosa em casa, no trabalho e regiões próximas a esses locais, bem como em áreas públicas necessitam ser feitas rotineiramente, e principalmente após as chuvas, para não permitir que a água fique acumulada. Esse cuidado é primordial e não depende de gastos e nem das ações de saúde pública. É um dever de todos os cidadãos.
Todas as pessoas devem se proteger contra a picada desse mosquito, com ênfase para as mulheres grávidas, principalmente no início da gestação.
Os principais cuidados são: uso de roupas que protejam principalmente as pernas, local de maior incidência das picadas desse mosquito, uso continuo de repelentes, principalmente aqueles com a droga Icaridina, mais indicado para o Aedes aegypti, usar barreiras para a entrada dos insetos, tanto em ambientes domésticos como profissionais, como repelentes, telas de proteção e mosquiteiros.