Indução da Ovulação – Más Respondedoras
A má resposta ovariana se caracteriza pelo desenvolvimento de poucos folículos ou pela produção reduzida de oócitos em resposta a estimulação controlada dos ovários. A qualidade dos óvulos também pode estar comprometida nessas situações, o que resulta em menores das taxas de gravidez por diminuição na implantação e aumento das taxas de abortamento em comparação com mulheres da mesma idade e que tenham resposta ovulatória normal.
A definição de má resposta ovariana é importante para a programação de tratamento e escolha de qual protocolo utilizar. Entre esses parâmetros estão o cancelamento de ciclo anterior por baixa ou não resposta, número de óvulos recuperados menor ou igual a três, uso de dose total de medicação injetável superior a 3.000UI ao longo do ciclo, nível do estradiol menor que 300 ng/L no dia da aplicação da gonadotrofina coriônica e duração do estímulo mais de 13 dias.
As causas da má-resposta á indução são a idade da mulher, antecedente de cirurgia ovariana prévia, aderências pélvicas, índice de massa corpórea elevado e o tabagismo. A falência ovariana prematura ou alterações na ligação dos hormônios administrados com as células dos ovários também podem ser consideradas como má-resposta.
Quando se detecta uma mulher com risco aumentado para má-resposta ovariana, o casal precisa ser informado e aconselhado sobre a expectativa do tratamento e da possível utilização de protocolos diferenciados d e indução. Esses riscos são maiores nas mulheres com mais de 40 anos, com o hormônio folículo-estimulante elevado, o hormônio anti-mulleriano reduzido e a contagem dos folículos ovarianos antes do início menor que 6 e o volume do ovário menor que 3,0 mL.
São diversos tratamentos que podem ser utilizados para essas pacientes, desde bloqueio hipofisário diferenciado, protocolos de indução com doses maiores, ciclos naturais, utilização de hormônio do crescimento e de androgênios. O mais importante nessa situação é a informação correta para o casal e a individualização de cada caso.