Coito Programado
O coito programado é o tratamento mais simples para o casal com infertilidade. Consiste na indução da ovulação e orientações para as datas da atividade sexual.
O casal infértil precisa ser avaliado completamente para se definir qual é o problema para conseguir a gravidez. Depois de completada a pesquisa básica e definido que o problema é ovulatório leve ou mesmo não encontrando uma justificativa para a demora em engravidar, a indicação é começar o tratamento pela indução da ovulação para coito programado.
A utilização da indução da ovulação aumenta a chance de gravidez, pois além de aumentar a probabilidade daquele ciclo ser ovulatório, também melhora a qualidade do óvulo. As medicações administradas para o coito programado podem ser comprimidos ou injeções, com doses diferenciadas de acordo com cada paciente e com a história dos tratamentos anteriores. São utilizadas por 5 dias seguidos no caso dos comprimidos ou em dias alternados para as injeções.
O acompanhamento desse tratamento é feito por ultrassonografia transvaginal seriada, observando o crescimento do folículo e a ovulação. A importância da confirmação se houve ou não a ovulação se relaciona com a atividade sexual no próprio ciclo e com a orientação para novo tratamento se necessário. Em alguns casos específicos pode haver a necessidade do uso de outra medicação, injetável, para promover a ovulação.
Esse tratamento tem poucos efeitos colaterais, é bem tolerado pelas pacientes e apresenta boas chances de engravidar, desde que bem indicado.