Quais os cuidados para a proteção contra o Zika vírus?
Todas as pessoas devem se proteger contra a picada desse mosquito, com ênfase para as mulheres grávidas, principalmente no início da gestação.
Os principais cuidados são: uso de roupas que protejam principalmente as pernas, local de maior incidência das picadas desse mosquito, uso continuo de repelentes, principalmente aqueles com a droga Icaridina, mais indicado para o Aedes aegypti, usar barreiras para a entrada dos insetos, tanto em ambientes domésticos como profissionais, como repelentes, telas de proteção e mosquiteiros.
Como o casal deve proceder nessa época do Zika vírus, visto que querem engravidar e não tem reserva ovariana boa?
Esse casal deve fazer o tratamento completo e congelar os embriões. Após o período do verão, que tem a maior incidência do mosquito, esse casal faz a preparação do endométrio e transfere os embriões criopreservados.
A obesidade pode atrapalhar a fertilidade da mulher?
Os hormônios femininos são metabolizados no tecido adiposo, isto é, a gordura é um dos responsáveis pela retirada desses hormônios da circulação. Se a mulher ganhou peso recentemente ou está muito acima de seu peso ideal, a circulação dos hormônios estará modificada, podendo interferir com a ovulação.
O que é Laparoscopia? E Histeroscopia?
Laparoscopia e Histeroscopia são procedimentos médico-cirúrgicos desenvolvidos para observação de cavidades abdominal e uterina, respectivamente.
São utilizadas para diagnosticar algum problema tanto na pelve com dentro do útero. Além disso, são terapêuticas, visto que tais alterações são tratadas durante o procedimento. São muito utilizadas na avaliação das mulheres com dificuldade para engravidar.
O uso de pílula anticoncepcional interfere com as chances de engravidar?
Não, o seu uso não interfere com a fertilidade e nem modifica as chances de engravidar. Além disso, não está relacionada com o tempo de uso da pílula. Mesmo as mulheres que a utilizam por tempo prolongado (mais de 10 anos) não terão interferência na sua fertilidade.
Tenho ovários policísticos. Posso engravidar?
A síndrome de ovários policísticos é uma doença na qual a mulher tem dificuldade para ovular. Frequentemente ela passa vários meses sem menstruar, o que significa que não está ovulando. Para engravidar, além de outros fatores, é preciso que a mulher ovule.
Com uma avaliação completa do casal com especialista para saber se existem outros problemas associados, essa mulher poderá engravidar, desde que escolhido o tratamento adequado para ela.
Qual a diferença entre inseminação e fertilização?
Os dois são procedimentos de Reprodução Assistida. A inseminação intrauterina consiste na deposição dos espermatozoides previamente preparados dentro da cavidade uterina. Realiza-se com indução de ovulação e é feita no dia da ovulação.
Não consigo engravidar. O que devo fazer?
Os casais que não estão conseguindo engravidar precisam saber que tal situação é muito comum. A primeira providência é consultar um especialista em reprodução humana. O médico fará uma investigação, através de exames, propondo um tratamento adequado para que a gravidez ocorra o mais rápido possível.
Tenho endometriose. Quais as chances de engravidar?
A endometriose é um problema de saúde que acomete muitas mulheres em idade reprodutiva e que pode atrapalhar para engravidar. Após tratamento, uma avaliação do casal com especialista em reprodução humana é fundamental.
Mulheres com endometriose terão ótimas chances de engravidar se a escolha do tratamento for individualizada e correta para sua patologia.
Fiz laqueadura. Posso engravidar?
Mulheres que fizeram laqueadura podem engravidar novamente. Dois tratamentos são indicados: cirurgia para reversão da laqueadura ou fertilização in vitro. O especialista irá avaliar qual o melhor tratamento para o casal, com base em outros exames.
Mulheres com mais de 40 anos podem engravidar com seus próprios óvulos?
A mulher nasce com um determinado número de óvulos e os perde durante sua vida reprodutiva. Quando terminam, ela entra na menopausa. Para mulheres acima dos 40 anos, é importante a avaliação de sua reserva ovariana para diagnosticar se ainda existem óvulos em seus ovários. Através dessa avaliação é possível informar as condições ovulatórias para engravidar.
Embriões e óvulos podem ser congelados?
Sim. Tanto óvulos quanto embriões podem ser congelados. Novas técnicas de congelamento garantem grandes chances de sucesso de gravidez.
Tenho 35 anos e sou solteira. Posso congelar óvulos?
Sim. Muitas mulheres, sem parceiros, que estão com 30 anos ou mais e que desejam engravidar no futuro, optam pelo congelamento dos óvulos como forma de preservar sua fertilidade.
A infertilidade é um problema exclusivamente feminino?
Não, é um problema do casal. Do mesmo modo que os homens participam de 50% na produção do embrião, também são responsáveis em aproximadamente 40-50% das causas da dificuldade de engravidar.