Febre Amarela

O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

No ciclo silvestre, o mosquito que transmite o vírus é o Haemagogus e do gênero Sabethes. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

 

Sintomas

Os primeiros sintomas em casos mais leves são dores de cabeça, febre, náuseas, vômitos, calafrios, perda de apetite e dores musculares, principalmente nas costas. Esses sintomas geralmente duram em torno de 05 dias. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

 

Prevenção e Orientações

A prevenção se dá através de vacinas e ao combate ao mosquito.

Segundo recomendação do Ministério da Saúde do Brasil, mulheres que estão amamentando devem adiar a vacinação contra a febre amarela até a criança completar seis meses. Pessoas que têm alergia a ovo e grávidas não são recomendados a vacina. Já as que fazem tratamento de fertilização in vitro o ideal é esperar até 03 meses após a medicação para iniciar o tratamento.

A vacina é composta de vírus atenuado e só faz efeito dez dias após sua aplicação.

 

Por: Ana Paula Barbosa