Dr. Silval Zabaglia no 25º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana

O 25º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana foi em São Paulo, de 15 a 17 de novembro.

Discutiu-se muito sobre a atividade laboratorial, problemas relacionados ao homem e a mulher, tratamentos de reprodução assistida e estratégias para a melhoria dos resultados de gravidez e de nascimentos.

Um dos temas mais abordados foi a estimulação ovariana. Discutiu-se sobre os esquemas de indução da ovulação, as vantagens e desvantagens dos protocolos longo e curto, as medicações utilizadas nesses tratamentos e os protocolos simplificados, entre outros. Foi dada atenção especial para a avaliação de reserva ovariana, ou seja, a quantidade de óvulos restantes nas mulheres em tratamento. Foram propostas algumas atividades para a melhora dos resultados em mulheres com mais de 40 anos e também para aquelas que não respondem bem a indução da ovulação.

A síndrome de hiperestimulação ovariana também recebeu atenção especial com discussões sobre prevenção e tratamento.

Dr. Silval Zabaglia - CRM 69.469

O Dr. Silval Zabaglia formou-se em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1990. Na mesma instituição, fez residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia, e especializou-se em Ginecologia Endócrina e da Reprodução, terminando em 1994. Após a residência, ingressou no programa de pós-graduação do Departamento de Tocoginecologia da UNICAMP, com Mestrado e o Doutorado concluídos em 2002. O Dr. Silval Zabaglia é ginecologista titulado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO), e é especialista em Endoscopia Ginecológica (videohisteroscopia e videolaparoscopia) pela mesma organização. Possui também o Título de Capacitação em Reprodução Assistida da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. É membro de diversas sociedades, entre elas a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Sociedade Brasileira de Reproducao Assistida (SBRA), Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (SOBRAGE), e da Sociedade Brasileira de Climatério (SOBRAC). Foi médico ginecologista concursado do CECOM- UNICAMP do período de 1996 a 2006. Atuou na diretoria do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas como secretário na gestão de 1995/1996. O Dr. Silval Zabaglia participa ativamente dos congressos e eventos nacionais e internacionais da sua área, e tem ministrado diversas aulas sobre estes temas. Trabalha na Clínica Femina de Indaiatuba desde 1996, onde é o responsável pelo Serviço de Endoscopia Ginecológica, com larga experiência em cirurgias minimamente invasivas. Trabalhou na Androfert de 1998 a 2012, atuando na área de reprodução humana, acompanhamento feminino, e onde foi o responsável pela Endoscopia Ginecológica. Atualmente é médico associado da Androfert e membro do corpo clínico da Medicina Reprodutiva de Campinas.